Pages

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta Feira 13

Mistério e Superstição:

       A Sexta-Feira 13 é marcada por muitos mistérios, loucuras, histórias e superstições.
        Há quem diga que esse é o dia do Azar... Tudo isso porque dizem que o número 13 é o número do azar. Numerologicamente falando... 12 é o número completo, 12 meses, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos. E o 13 é considerado um número irregular.
       A Sexta-Feira foi o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e também é considerado o dia do azar. Sendo assim, juntando as duas "pragas", deu no que deu.
      Triscaidecafobia: é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira treze é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Alguns incidentes:

*13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

*O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

*A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

E o Gato Preto??

     Na Pérsia antiga havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, corria-se o risco de estar maltratando um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra. Desse modo, ao prejudicar um gato preto, o homem estaria atingindo a si mesmo.
    Gatos pretos são associados aos mais diversos tipos de sortilégios.Mas foi na Idade Média que surgiu a superstição de que os gatos de cor preta davam azar. Acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e, se o gato era da cor negra, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.
     No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição. Assim, esses gatos foram injustamente acusados de estarem associados a maus espíritos e foram, por isso, queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria. A perseguição à esses animais atingiu seu auge no século XVI, na Inglaterra, quando misteriosamente registrou-se um súbito aumento da população felina nas ruas das cidades, fato que foi atribuido à ação de feiticeiras. Até hoje ainda existe a idéia de que toda bruxa possui um gato preto de estimação, sendo esse animal associado aos mais diversos tipos de sortilégios. É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos animais dessa cor.
   Mas eu não acredito em superstições, tenho um gato preto (fotos abaixo) e ele é a coisinha mais quiridinha, e nunca me trouxe azar!



0 comentários:

Postar um comentário