Pages

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Eclipse Solar em Portugal


         Eclipse atingirá ponto máximo as 7h50 de terça-feira e poderá ser visto até às 8h50.
     Portugal vai acordar esta terça-feira com o primeiro dos seis eclipses previstos para 2011, dos quais apenas dois poderão ser vistos no país. Por volta das 8 horas do quarto dia do ano, quando o sol estiver a nascer, os portugueses poderão ver a sombra da lua cobrir a superfície terrestre.
     Em declarações ao tvi24 o coordenador do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Filipe Pires, explicou que este primeiro fenómeno se trata de um eclipse solar parcial e que este será visível a partir de todos os pontos do país durante um período de uma hora.
     De acordo com o website oficial da NASA, o eclipse terá uma magnitude de 0.484 em Lisboa e terá início quando o sol nascer, por volta das 7h00 a7h30 da manhã. O ponto máximo do eclipse estima-se, por sua vez, para as 7h50 da manhã, terminando pouco mais de uma hora mais tarde, às 8h54. Este fenómeno vem em seguimento do eclipse lunar do passado dia 21 de Dezembro.
     O segundo e último fenómeno visível a partir de Portugal acontece, por sua vez, no próximo dia 15 de Junho, tratando-se de um eclipse lunar. Segundo a fonte do centro de astrofísica da UP, o início do eclipse não poderá ser visto desde o nosso país. No entanto, «a parte mais importante do eclipse já será visível.

     O eclipse lunar, que ocorre quando a Lua se move na sombra da Terra e que poderá ser visto em Portugal a partir das 17h30 até as 23 horas, vem em seguimento a um eclipse solar parcial do dia 1 de Junho do próximo ano, apenas visível dos pontos mais a norte do globo, como o Pólo Norte, Canadá e Alasca. 

[Fonte:  Tvi24, Nasa]

0 comentários:

Postar um comentário