Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Paul Cézanne


Casa do Enforcado

Um resumo Sobre: Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence em 19 de janeiro de 1839 e morreu na mesma cidade em 22 de outubro de 1906. Em 1852 ingressou no Collège Bourbon, de Aix, onde se tornou amigo íntimo de Émile Zola, que teve grande influência em sua formação literária. Estudou desenho na Academia de Desenho de Aix entre 1836 e 1838.
Paul Cézanne tinha uma grande admiração por Delacroix e Courbet.
De 1864 a 1870 divide o tempo entre Aix e Paris, fazendo uma pintura empastada, por vezes com espátula, de técnica quase brutal e, freqüentemente influenciada por Veronese e Delacroix, pela composição barroca, numa movimentação desordenada que é o inverso de sua obra posterior, contrária aos temas grandiloqüentes.
  Após uma estada em Aix, em 1873 vai a Auvers-sur-Oise, onde se acha Pissarro, que o encaminha para a pintura ao ar livre do Impressionismo. Inicia-se então a verdadeira carreira do artista. A primeira obra-prima da fase é "A casa do enforcado" (1873), seguida de uma série admirável de naturezas-mortas, tema que, pela simplicidade de motivos, será uma constante em sua obra.



2 comentários:

Marcos Rosa disse...

Olá um Diário Muito Louco
Tem selo pra vc no meu blog, se for do seu interesse, passa lá!

_________
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Gi disse...

A brigada pelos selos *-*

Postar um comentário