Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ano-luz, quanto vale?

    Eu estava lendo uma reportagem sobre o planetário, e me deparei com a palavra 'Ano-Luz', e me perguntei a anos vejo essa palavra e nunca me prestei para saber o quanto valia essa unidade de medida, mas hoje eu pesquisei e coloquei aqui para que todos pudessem saber também, pois é uma coisa meia básica e muitas vezes fiquei boiando nos assuntos astrológicos por não ter noção dessa medida.
    † Quanto vale os anos-luz?

O Ano-luz é uma medida de comprimento que corresponde à distância percorrida pela luz em um ano. "Isso significa, aproximadamento, a 9,5 trilhões de quilômetros", explica o físico Charles Bonatto, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
   † Quanto vale um ano-luz?
Mais precisamente, são 9.460.536.207.068.016 de metros percorridos com uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo durante 365 dias. Só pra ter uma idéia da rapidez, o tempo que a luz leva para percorrer os 149.597.870 de quilômetros que separam a Terra do Sol é de apenas 8,3 minutos.

0 comentários:

Postar um comentário