Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Novos Planetas

"Descobertos seis planetas fora do sistema solar..."

...O telescópio espacial Kepler detectou seis planetas que orbitam em redor de uma estrela similar ao sol. Além disso, descobriu mais de mil possíveis novos planetas fora do sistema solar.


   O anúncio foi feito hoje, quarta-feira, numa conferência de imprensa, onde os cientistas se referiram a esta como a mais importante descoberta na busca por exoplanetas (aqueles que orbitam à volta de estrelas que não o Sol) nos últimos 15 anos.
   O novo sistema planetário foi encontrado pelo satélite Kepler, da Nasa, ao redor de uma estrela batizada de Kepler-11, situada a 18,92 quatrilhões de km (2 mil anos-luz) da Terra.
   Cinco dos planetas agora descobertos estão muito próximos da sua estrela e percorrem a sua órbita completa em 10 a 47 dias. Muito quentes, estão longe de oferecer condições propícias à vida. O sexto planeta, mais longe da estrela, percorre a sua órbita em 118 dias.
   Na conferência de imprensa, a Nasa anunciou ainda que o telescópio Kepler registou mais de mil possíveis planetas fora do nosso sistema solar. Quer isto dizer que o número de exoplanetas pode duplicar: até hoje sabe-se da existência de 500. A existência desses exoplanetas ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que 90 por cento sejam confirmados.
   Lançado em 2009 pela Nasa, o telescópio espacial Kepler tinha como missão procurar planetas irmãos da Terra susceptíveis de sustentar vida, ao observar mais de 100 mil estrelas parecidas com o Sol.
[Recortado de: Dn]

2 comentários:

♥ κєκєl ♥ disse...

Nossa mente não pode alcançar o infinito universo. Temos muito que descobrir ainda e ainda não saberemos de nada...

Obrigada pela visita seguidora numero 100 hehehe.....sou a sua 40.... ;)

Beijos

Anônimo disse...

Que bizarro,meu minúsculo celebro não consegue imaginar tantas coisas assim!

Postar um comentário