Pages

domingo, 27 de março de 2011

Por que a chuva cai em gotas?

       Eu estava a observar a chuva hoje pela manhã, quando me veio a dúvida: Por que a chuva cai em gotas e não toda junta de uma vez? Então eu corri no google e achei a seguinte explicação:
       "Ao redor da terra há um vapor de água invisível. "Quando essas gotículas de vapor se juntam, formam as nuvens", explica o professor de Física Luiz Carlos Marques Silva, de São Paulo. Como são muito pequenas, com diâmetro de milésimos de centímetros, essas microgotículas, que podem ser formadas também por cristais de gelo, são muito leves e flutuam.
       De acordo com Silva, a chuva não está dentro das nuvens, mas sim uma nuvem que se desfaz, perdendo partes de si mesma. A transformação da nuvem em gotas se dá quando há choques entre as microgotículas, formando gotas maiores e mais pesadas, o que as faz cair.
      O modo como as gotas da chuva se formam depende do tipo de nuvem, se quente ou fria. Nas nuvens quentes, à medida em que uma gotícula cai, ela se choca com outras, fundindo-se com elas e formando uma gotícula um pouco maior. Este processo continua à medida em que a gota vai caindo e, quando ocorre de forma rápida, forma uma gota de maior tamanho.
      Nas nuvens frias as gotas iniciam-se como cristais de gelo. Essas nuvens se formam a uma altitude elevada e prolongam-se até zonas onde a temperatura está abaixo de 0ºC, o ponto de congelamento da água. À medida em que o ar torna-se mais quente, os cristais derretem, transformando-se em gotas de chuva.
" Fonte: Meio Norte

0 comentários:

Postar um comentário